FOFOCA



FOFOCA


O tema de hoje é sobre algo que alguns gostam e outros odeiam “FOFOCA” Quando pensei nesse tema me veio alguns artistas em mente como Alexandre Pires com a musica “Fofoca”, Bezerra da Silva com a musica Fofoqueiro É a Imagem do Cão”, O Complô com a musica “Seu fofoca” entre outros, mas na minha percepção a melhor musica que fala sobre fofoca seria VOX POPULI da Ana Carolina.  Antes de falar sobre a musica quero falar sobre a frase que intitula a musica. O que significa?  Vox populi significa "Voz do povo". Vem do ditado latino: "Vox populi, vox dei" (A voz do povo é a voz de Deus). E isso combina muito para seres que se acham superiores e perfeitos demais e assim, acreditam que tem a liberdade de julgar os outros...

Na musica Vox populi fala sobre pessoas que dizem sobre a forma profissional dela, personalidade forte e que é sonhadora, mas ela replica falando que não esta nem ai para as fofocas e que isso não provoca ela, pois quem faz os comentários são pessoas que não a conhece. Por outro lado tem as pessoas que comentam sobre as ações, onde ela fala...
O povo fala e fala mesmo e falam pelos cotovelos,
Se eu bebo de madrugada,
Me chamam de arruaceiro,
Quando eu bato, quando eu brigo,
Me chamam de barraqueiro,
Vou fazendo meu batuque,
Me chamam de batuqueiro.
As pessoas tem uma vida tão medíocre que necessita da vida dos outros pra poder viver, isso me lembra da mitologia grega onde fala de Mormo, rei dos Ghouls, consorte de Hecate. Mormo é um demônio que se alimenta das almas dos antepassados de seus seguidores, muito parecido com os fofoqueiros... E mais uma vez falo do nome da musica Vox populi “A voz do povo é a voz de Deus”
Na musica tem uma estrofe muito interessante que fala da importância da vida na vida de cada um. As pessoas nos tratam conforme o que nós temos e não pelo o que nós somos. Tenho algumas experiências a primeira foi quando a Cia onde eu trabalhava se mudou para uma nova sede. O local estava descascado, mofos... Então pediram para eu pintar o local, certo dia estava pintando o canto do teto e entrou uma mulher, eu dei boa tarde e ela entrou direto para o escritório pra falar com o diretor. Eles conversaram e depois foram mostrar a ela como estava ficando a sala e ela falando que estava linda, mas ainda me menosprezando, quando o diretor falou que eu era ator da cia ela mudou totalmente o tratamento, sorriu pra mim, começou a puxar assunto de teatro... E a outra vez foi quando uma amiga me convidou para levar um projeto de oficinas teatrais para uma nova sede de um partido político. Quando cheguei lá fui muito bem recebido e tratado por todos, na reunião a mulher não mostrou muito interesse pelo projeto, falava que ela teria que levar para outra reunião pra saber o que os outros iriam achar, mas não disse que sim nem não. Depois de um momento a minha amiga falou que eu era filiado ao partido então a responsável na reunião espantada sorriu e eu falei que já tinha 3 anos de afiliação ao partido mas não era ativo, então ela ficou empolgada, já começou a perguntar como seria a idéia de divulgação e ia levar a idéia pra outra reunião e falaria das filipetas e cartazes... Eu queria rir na hora, mas não esbocei nenhuma reação.  Ana Carolina fala bem sobre isso, quando está bem esta cheia de amigos se está mal só criticam
Se eu tô forte to na pilha,
Já me chamam de parceiro,
Mais se eu tô numa cilada,
Não passo de maloqueiro,
Se eu tô sempre numa esquina,
Viro logo macumbeiro,
Quando eu mando uma levada,
Levo fama de funkeiro
.
Essa estrofe a seguir eu gosto muito por que fala de algo que eu sempre falei
 Compensando a anatomia,
O povo fala sem ter dó,
São dois olhos, dois ouvidos,
Mais a boca é uma só.
Meu avô sempre me falou que um sábio é aquele que ouve mais, olha mais e fala menos. E realmente isso é verdade, se temos dois ouvidos, dois olhos e apenas uma boca é pra poder ter a certeza do que iremos falar, só que as pessoas não percebem isso e comentam apenas os relances que se interessou em ver ou ouvir.
Não sei quem é o personagem pior na fofoca se é quem leva a historia ou quem esta aberta a ouvir. Muitos usam a desculpa “ele (ela) que veio até a mim pra comentar”, um “laranja” só recebe o deposito do bandido, o “laranja” só dirige o carro pro assaltante, o “laranja” só leva o produto pra dentro da cadeia... Quando um crime é descoberto o “laranja” é o que pega mais tempo de detenção, porque ele poderia denunciar mais no ao invés disso ficou quieto e apoiou. Mesma coisa é o fofoqueiro o pior é quem se deixa receber a fofoca.
Uma frase que eu gosto muito é de Sigmund Schlomo Freud
"O homem é dono do que cala e escravo do que fala"
"Quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro que de Paulo."
Mais enquanto ainda não vivemos em uma sociedade evoluída, temos que nos contentar com o refrão da musica que diz.
O povo fala, o povo fala mesmo.